© 2017 por CASA LUSITANA ASSESSORIA INTERNACIONAL

  • Facebook Round
  • YouTube - Black Circle

Dúvidas e perguntas frequentes

1 - QUAL O OBJETIVO DESSE SERVIÇO?

R: NOSSO TRABALHO  NO BRASIL É O DE LHE ASSESSORAR NO INÍCIO DA NEGOCIAÇÃO , TIRANDO SUAS DÚVIDAS QUANTO A VALORES DE IMÓVEIS  , DICAS DE  REGIÕES DE PORTUGAL NO QUE TANGE A CLIMA E OS ESTILOS  DAS CIDADES ( LITORAL , INTERIOR, SERRA , ILHAS ) ,TRIBUTAÇÃO NO BRASIL E PORTUGAL, TRANSFERÊNCIA DO PAGAMENTO ATRAVÉS DO SEU BANCO , INFORMAÇÕES DE COMO FINANCIAR O IMÓVEL, ENFIM, TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS QUANTO A AQUISIÇÃO DE UM IMÓVEL  EM PORTUGAL .

2 - QUAL O PÚBLICO ALVO ?

R: BRASILEIROS COM DUPLA CIDADANIA OU NÃO, QUE DESEJAM ADQUIRIR UM IMÓVEL EM PORTUGAL COMO INVESTIMENTO, VERANEIO OU MESMO PARA MORAR.

3 - SOU BRASILEIRO E NÃO TENHO PASSAPORTE DOS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA, POSSO COMPRAR IMÓVEL EM PORTUGAL ?

R: SIM, VOCÊ PODE! SE VOCÊ COMPRAR UM IMÓVEL COMO CASA DE FÉRIAS, INVESTIMENTO, OU MESMO PARA ALUGAR, ELE PODE SER DE QUALQUER VALOR E VOCÊ PODE FICAR 90 DIAS CORRIDOS CADA VEZ QUE FOR PRA PORTUGAL.

PORÉM, SE VOCÊ VISA MORAR EM PORTUGAL, HÁ A OPÇÃO DE COMPRAR UM IMÓVEL E PEDIR O VISTO DE RESIDÊNCIA ("VISTO GOLD") PARA VOCÊ E SEUS FAMILIARES DEPENDENTES FINANCEIROS ( ESPOSA , FILHOS MENORES OU MAIORES , ETC ). PARA ISSO VOCÊ DEVE :

  •  COMPRAR UM IMÓVEL NOVO OU USADO DE NO MÍNIMO 500.000 EUROS ,

  •  COMPRAR UM IMÓVEL USADO DE NO MÍNIMO 350.000 EUROS  NECESSITANDO DE REFORMA SIGNIFICATIVA,

  •  ABRIR UMA EMPRESA E GERAR 10 EMPREGOS DIRETOS .

4 - SOU BRASILEIRO E TENHO  DUPLA CIDADANIA (PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA) , POSSO COMPRAR IMÓVEL EM PORTUGAL ?

R: SIM VOCÊ PODE!  PODE COMPRAR  IMÓVEIS NO VALOR QUE VOCÊ QUISER !

 

5 - QUAL O VALOR MÉDIO DOS IMÓVEIS EM PORTUGAL ?

R: ISSO É RELATIVO, PORÉM POSSO AFIRMAR QUE VOCÊ AINDA ACHARÁ EXCELENTES PREÇOS, ÁS VEZES MENORES QUE OS PRATICADOS NO BRASIL, SEJA NA CAPITAL LISBOA, OU EM OUTROS LUGARES FANTÁSTICOS COMO CASCAIS, ESTORIL, PORTO, ALGARVE, E PEQUENAS ALDEIAS DO INTERIOR ENTRE MUITOS OUTROS COM UMA QUALIDADE DE VIDA INCOMPARÁVEL AOS PADRÕES BRASILEIROS.

6 - POSSO COMPRAR UM IMÓVEL FINANCIADO LÁ EM PORTUGAL ?

R: SIM PODE  ! E NÃO É DIFÍCIL NÃO ! 

OS BANCOS EM PORTUGAL COSTUMAM FINANCIAR POR VOLTA DE 60 A 70 % DO VALOR DO IMÓVEL, COM JUROS QUE VARIAM DE 2,5 A 3,5 % AO ANO !! ISSO MESMO , AO ANO !

VOCÊ PRECISARÁ MOSTRAR AO BANCO EM PORTUGAL SUA COMPROVAÇÃO DE RENDA NO BRASIL OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR ( HOLERITE, IMPOSTO DE RENDA DO BRASIL, OU OUTRAS FONTES). TEMOS UMA EQUIPE ESPECIALIZADA QUE  TRABALHA JUNTO AOS BANCOS  QUE IRÁ AUXILIÁ-LO PARA AGILIZAR TODO O PROCESSO, E VOCÊ NÃO PAGARÁ NADA POR ISSO !

E NÃO ACHE QUE ISSO SERÁ UM CAVALO DE BATALHA, POIS VENDER IMÓVEIS PARA ESTRANGEIROS EM PORTUGAL É COMUM!! CHINESES , CANADENSES, INGLESES, FRANCESES, JÁ COMPRAM IMÓVEIS POR LÁ HÁ MUITO TEMPO !

7 - QUANTO TEMPO DEMORA O PROCESSO TODO DE AQUISIÇÃO DE UM IMÓVEL ?

R: ENTRE 60 E 90 DIAS, PARA ESTAR COM A CHAVE NA MÃO !!

 

8 - QUAL O VALOR DO IMPOSTO ANUAL DE IMÓVEIS EM PORTUGAL (IPTU)?

R: O IMPOSTO ANUAL EM PORTUGAL CHAMA-SE  "IMI " E GIRA EM TORNO DE 0,4% AO ANO DO VALOR VENAL DO IMÓVEL .

 

9 - QUAL O VALOR DOS CONDOMÍNIOS EM PORTUGAL ?

R: BEM MAIS BARATOS DO QUE NO BRASIL, ALGO ENTRE 1,0 E 2,5 EUROS POR METRO QUADRADO !! NA MAIORIA DOS PRÉDIOS DE PORTUGAL, NÃO HÁ PORTEIROS, O NÍVEL DE SEGURANÇA É MUITO ALTO COMPARADO AOS PADRÕES BRASILEIROS .

10 - QUANTO SE GASTA COM DOCUMENTOS  NA AQUISIÇÃO DE UM IMÓVEL ?

R: EM TORNO DE 2,5 % DO VALOR DO IMÓVEL  (ESCRITURA,SELOS,CERTIDÕES,IMPOSTOS,ETC)

 

11- QUANTO EU GASTO DE IMPOSTOS NA AQUISIÇÃO DE UM IMÓVEL ?

R: Á PARTIR DE 92.000,00 EUROS AS TAXAS SÃO CRESCENTES, MAS VÃO GIRAR NO MÁXIMO  EM TORNO DE 6,5 % DO VALOR DO IMÓVEL . ESTE IMPOSTO DE AQUISIÇÃO VOCÊ SÓ PAGA QUANDO COMPRA  !

O IMPOSTO ANUAL, O " IMI ", ESTE SIM, VOCÊ PAGA ALGO ENTRE 0,4 % DO VALOR DO IMÓVEL, COMO JÁ CITADO NA PERGUNTA " 8 ".

 

12 - COMO ENVIO O DINHEIRO DA COMPRA PARA PORTUGAL ?

R: ATRAVÉS DO SEU BANCO DE PREFERÊNCIA NO BRASIL, OU POR INTERMÉDIO DE UMA CORRETORA. É UM PROCESSO SIMPLES. O BANCO VAI LHE PEDIR O DOCUMENTO QUE INDIQUE QUE VOCÊ ESTÁ COMPRANDO UM IMÓVEL NO EXTERIOR. ESTE DOCUMENTO SERÁ EMITIDO EM PORTUGAL ASSIM QUE VOCÊ FECHE O NEGÓCIO POR LÁ ! CONTRATO DE COMPRA E VENDA !!

13 - COMO DECLARO NO BRASIL NA RECEITA FEDERAL A AQUISIÇÃO DO IMÓVEL ?

R: DECLARA COMO CUSTO DE AQUISIÇÃO DE VALOR. ESTA MODALIDADE JÁ É USUAL NA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA! SEU CONTADOR PODERÁ AUXILIÁ-LO NESTE PROCEDIMENTO.

 

14 - SE EU RESOLVER VENDER O IMÓVEL EM PORTUGAL, DEVO PAGAR IMPOSTO NO BRASIL ?

R: SIM, COMO QUALQUER VENDA DE IMÓVEL, VOCÊ SOMENTE PAGARÁ IMPOSTO SE HOUVER LUCRO NA TRANSAÇÃO. O PERCENTUAL É DE 15 % SOBRE O LUCRO .